Metade dos átomos do planeta podem ser dados digitais em 2245

Views: 439
1 0
Read Time:3 Minute, 57 Second

As informações podem parecer irrelevantes.

Porém, em poucos séculos, a quantidade total de bits digitais produzidos anualmente pela humanidade poderia exceder o número de átomos em nosso planeta e, ainda mais inesperadamente, representar metade de sua massa.

Essas são as conclusões de um novo estudo alucinante que analisa o crescimento dos dados ao longo do tempo e suas consequências potencialmente catastróficas.

Vivemos em uma época rica em informações. Telefones celulares em todos os lugares e o alto uso das mídias sociais significam que quase todos os seres humanos estão gerando quantidades surpreendentes de conteúdo computadorizado todos os dias.

A IBM e outras empresas de pesquisa de tecnologia estimaram que 90% dos dados digitais atuais do mundo foram produzidos apenas na última década, o que levou o físico Melvin Vopson, da Universidade de Portsmouth, na Inglaterra, a se perguntar para onde poderíamos estar indo no futuro.

Sua análise começou com o fato de que a Terra atualmente contém cerca de 10 ^ 21, ou 100 bilhões de bilhões de bits de informações de computador.

“Isso é tudo que fazemos coletivamente”, disse Vopson ao Live Science. “Qualquer conteúdo digital produzido e armazenado em qualquer lugar do planeta por qualquer pessoa.”

A Vopson então calculou quantos dados mais poderiam existir no futuro. Esta não é simplesmente uma extrapolação linear, uma vez que a quantidade de novas informações também está crescendo com o tempo.

Assumindo uma taxa de crescimento anual de 20% em conteúdo digital, Vopson mostrou que daqui a 350 anos o número de bits de dados na Terra será maior do que todos os átomos dentro dela, dos quais existem cerca de 10 ^ 50 ou cem trilhões de trilhões de trilhões trilhão. Mesmo antes dessa época, a humanidade estaria usando o equivalente ao seu consumo de energia atual apenas para sustentar todos esses zeros e uns.

“A questão é: onde armazenamos essas informações? Como podemos fazer isso?” Vopson disse. “Eu chamo isso de crise invisível, porque hoje é realmente um problema invisível.”

Embora tais escalas de tempo possam parecer distantes o suficiente para serem ignoradas no momento, a Vopson também alerta para outra possível preocupação. Em 1961, o físico germano-americano Rolf Landauer propôs que, como apagar um bit digital produz uma pequena quantidade de calor, há uma ligação entre informação e energia.

Embora ainda seja uma questão de debate científico, essa descoberta, conhecida como princípio de Landauer, recebeu alguma verificação experimental nos últimos anos. Em um estudo de 2019 publicado na revista AIP Advances , Vopson postulou que pode haver, portanto, uma relação entre informação e massa.

A conjectura se baseia na famosa equação E = mc ^ 2 , derivada por Albert Einstein no início do século XX. O trabalho de Einstein mostrou que energia e massa são intercambiáveis, levando Vopson a calcular a massa potencial de um único bit de informação – cerca de 10 milhões de vezes menor que um elétron.

Isso significa que a massa atual de informações produzida a cada ano é insignificante, cerca do peso de uma única bactéria E. coli , disse Vopson. Mas, assumindo o mesmo crescimento de 20% ao ano, metade da massa da Terra poderia ser convertida em dados digitais em menos de 500 anos.

Assumindo uma taxa de crescimento de 50%, metade do planeta seria informação em apenas 2245. As descobertas de Vopson apareceram em 11 de agosto no mesmo jornal, AIP Advances .

“Vejo isso como um problema real”, disse Vopson. “Assim como a queima de combustíveis fósseis, poluição de plástico e desmatamento , acho que a informação é algo esquecido por todos. Estamos literalmente mudando o planeta pouco a pouco.”

Na verdade, ele considera as taxas de crescimento em seu artigo um tanto conservadoras (a International Data Corporation estima a taxa de crescimento de dados atual em 61 por cento ) e acha que essa catástrofe de informações pode ocorrer antes do previsto. Uma maneira de aliviar os problemas de armazenamento de grandes quantidades de dados pode ser desenvolver tecnologia que manteria as informações em meios não materiais, como hologramas, disse ele.

Os argumentos apresentados no estudo são instigantes e surpreendentes, disse o físico de partículas Luis Herrera, da Universidade de Salamanca, na Espanha, que não esteve envolvido no trabalho, ao Live Science. Mas a ideia de que a informação tem massa continua teórica e exigirá experimentos para prová-la, acrescentou.

Dados os longos prazos envolvidos e a realidade de outras crises mais imediatas, “acho que há problemas muito mais importantes do que este”, disse Herrera.

FONTE: LIVE SCIENCE